PLANEJAMENTO DE MÉTRICAS WEB PARA GERAR NEGÓCIOS

Mais um artigo da nossa aluna Flávia Marques, sobre métricas.

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Planejamento é necessário antes de qualquer execução, seja para quem cursar uma faculdade, na compra de um carro, casa ou empresas. Por isso é necessário planejar também as métricas web para que elas não se tornem apenas um monte de informação irrelevante. Esse processo mostrará o que você vai medir, como vai medir e onde vai medir[1].

Passo 1 – Objetivo

Segundo o estatístico William Edwards Deming “Se você não sabe fazer as perguntas certas, você não descobre nada”. Definir sempre objetivos claros para que possam ser mensurados e entendidos por todos os envolvidos no processo. Por exemplo: O que será medido? Quantidade de pessoas atingidas em uma campanha ou aumento de 10% nos leads. O que a empresa quer de fato alcançar?

 

Passo 2 – Subojetivos e Métricas

Definir os subobjetivos e métricas. Por exemplo: aumento da visibilidade utilizando a métrica Impressão ou cliques em ações para marca.

 

Passo 3 – KPI’s

Definir quais são os indicadores chaves que estão relacionados diretamente ao seu objetivo.

Definir também as métricas, seguindo o exemplo acima (passo 1) os KPI’s poderiam ser: alcance e conversão de vendas, pois são esses indicadores que possibilitam uma análise rápida do andamento da campanha ou do site e, é através deles, que a empresa pode tomar decisões para mudança de estratégia.

 

Passo 4 – Responsáveis

Definir responsáveis por área.

Caso haja uma queda de acesso ou mudança brusca no site, quem serão as pessoas que executarão o plano de ação que reverta esse problema?

 

Passo 5 – Escolher a Ferramenta

Existem várias ferramentas no mercado e a escolha depende do tamanho da empresa e o orçamento que pode ser gasto. Dentre elas estão: Site – Google Analytics, possuí versão gratuita utilizada por 68%[2] das empresas brasileiras. Pagas – Webtrens, IBM e AT Internet. Redes Sociais – Gratuitas Google Alerts, Hootsuite, Social Menion. Pagas – Brandwatch, Livebuzz, Scup e Radian6.

 

Passo 6 – Implementar Tags

Após a ferramenta ser escolhida é importante implementar as Tags no site para que os dados comecem a ser captados.

 

Passo 7 – Monitoramento

O monitoramento diário é necessário para garantir o cumprimento do objetivo, assim agregamos valor a empresa com um grande conteúdo de informações.

[1] Processo adaptado de materiais do Ruy Carneiro.https://www.youtube.com/watch?v=CMj7kNP6UYw e Consultas feitas no livro Planejamento Estratégico Digital do Felipe Morais.

[2] Relatório da WA Consulting, 2009 Acesso em 12/06/2016 – http://www.waconsulting.com.br/pesquisas.php

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Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
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Uma resposta para PLANEJAMENTO DE MÉTRICAS WEB PARA GERAR NEGÓCIOS

  1. Ótimo artigo, gostaria apenas de acrescentar no passo 5 A AgoraPulse – Excelente ferramenta para monitorar anúncios no Facebook e Instagram, e tem as funções que as ferramentas mencionadas tem.

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