Ler ainda é o melhor aprendizado

Pessoal.

Nosso professor e coordenador, Felipe Morais, escreveu em seu blog um texto sobre a leitura para 2016 indicando excelentes livros para aprofundar o seu conhecimento de marketing digital. Segue abaixo o texto e boa leitura em 2016.

 

O fim do ano está chegando, e muitos já começam a fazer a lista do que deixou de fazer em 2015 para fazer em 2016. Uma das minhas metas era ler 12 livros em 2015, li 14. Foram eles:

Comunicação e Marketing na Era Pós Digital – Walter Longo

11 Anéis – Phil Jackson

A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Meaningfull Marketing – Marcelo Tripoli

Como influenciar a mente do consumidor – Roger Dooley

O catador de sonhos – Geraldo Rufino

TED, Falar, convencer e emocionar – Carmine Gallo

Branding, A arte de construir marcas – Marcos Hiller

Dá pra consertar – Julio Ribeiro

Mentes consumistas – Ana Beatriz Barbosa Silva

A nova lógica do sucesso – Roberto Shinyashiki

1992 O mundo em 3 cores – Raí

1993 Somos bicampeões do mundo – Zetti

Estratégias para tomada de decisões – John Adair

Neuromarketing aplicado a redação publicitária – Lilian S. Gonçalves (não terminei)

Meta alcançada mas, em 2016, eu pretendo ler mais do que 12 livros, afinal, na minha prateleira tem 18 livros não lidos ainda. Se eu não comprar nenhum em 2016, o que será bem difícil, e mantiver a meta de 2015, eu ainda terei livros para ler em 2017, mas eu desenvolvi um cálculo para ler mais do que 12 livros ao ano, média de 1 por mês, que repasso a vocês. Estou adotando essa metodologia desde o começo de Dezembro e tem dado certo.

Se você ler 30 minutos por dia, poderá ler em média 20 páginas de um livro no período. Depende muito da velocidade em que você lê, eu por exemplo, leio um pouco mais devagar, pois eu grifo o que eu acho interessante, portanto, alguns trechos leio 2 vezes. Vamos manter essa média: 30 min = 20 páginas

Se o ano tem 365 dias, significa que você poderá ler, em média, 7.300 páginas ao ano. 365 dias X 20 páginas = 7.300 páginas lidas.

Se em média, um livro tem 300 páginas (livros de marketing, por exemplo) você poderá ler 25 livros ao ano, o que dará 2 livros em média por mês. Já está excelente e você só tem a ganhar com isso.

Recentemente li um artigo que dizia que se você ler 2 livros por dia – mesmo que um capítulo de cada – você exercita seu cérebro e o abre para novidades, por isso, tenha em mente isso e se motive a ler até 2 livros por dia, ou se não leu ontem, leia 1h hoje

Estou tentando, ler, pelo menos 1 hora por dia, assim consigo ler 2 livros ao mesmo tempo. Nem sempre é possível, mas pelo menos 30 minutos ao dia eu me permito “perder” para ler algum

Mantenha sempre 1 ou 2 livros na cabeceira da cama. Isso facilita a preguiça de ler ir embora

Deixe o celular longe e a TV desligada. Esses 2 eletrônicos, fatalmente, vão distrair você. Sendo bem sincero, é muito mais interessante o livro do que ficar olhando o Facebook, apesar, de viciante, faça esse exercício para você mesmo.

Por mais que você, de noite, entre nas suas Redes Sociais para ler coisas relacionadas a trabalho ou as notícias dos portais, reserve sempre 30 minutos para a leitura de um livro.

O ideal é que esses 30 minutos sejam contínuos, mas se ler também em 3 períodos de 10 minutos, está bom.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, deite na cama, pegue o livro e coloque o despertador para tocar 30 minutos depois. Ler de olho no relógio fará você dar mais atenção ao relógio e menos a leitura, logo, seu cérebro não vai fixar nada do que você leu e você perdeu 30 minutos, quando na verdade, a leitura é um ganho para você

Se leu 30 minutos ontem, talvez, hoje, você leia por 1h. Se conseguir, na semana, ao invés de ler 210 minutos, o que daria cerca de 3h30, tente ler 5h. Tente pelo menos 3X na semana ler 1h. Lendo 30 minutos por dia, ou seja, 210 minutos por semana, você vai ler em média 14h por mês, se conseguir ler 20h por mês, talvez consiga ler 50 e não 25 livros ao ano.

Onde você pode ler?

Leia 30 minutos antes de dormir. Até bom, pois a leitura com uma luz fraca (luminária, por exemplo) ajuda a relaxar e dormir melhor

Leia no ônibus, metrô, Uber ou taxi. Não aconselho ler se está dirigindo, por mais que fiquemos as vezes 2h parados, mas aconselho as vezes, ir de transporte público ao trabalho. Economiza gasolina, estacionamento, você tende a ficar menos cansado e ainda consegue exercitar a leitura nesses momentos. Eu pelo menos 2X por semana, vou para o trabalho de ônibus

Leia no almoço. Você pode adorar ir almoçar com amigos do trabalho, mas as vezes, tem algo chato. Só falamos de trabalho. Você não desconecta disso e é preciso para seu processo criativo. Por isso, tente ao menos 1X na semana ir almoçar sozinho(a) e durante esse intervalo, leia, no restaurante mesmo. Deixe de lado a internet, e-mails, Facebook ou Twitter, pois fatalmente você ou vai trabalhar ou vai ler uma enxurrada de coisas inúteis e ai sim perdeu tempo

Leia no médico. Dificilmente o seu médico atende você na hora marcada. Leia lá. No dentista, esperando sua esposa/marido/namorada/namorado/noiva/noivo/filho/filha/pai/mãe na sua consulta

Horário de verão? Pegue o livro, sai as 18h do trabalho, vá para um parque, uma praça, um café. Sente lá, curta o final do dia, o sol que vai embora umas 19h30 e leia. Você talvez, conseguirá ler por 1h30, olha que legal!

E o que eu recomento você ler em 2016?

Bem, a lista acima eu recomendo todos, mas aqui vão alguns outros

Planejamento Estratégico Digital – Felipe Morais (não posso deixar de fazer meu comercial)

A empresa conectada – Dave Grey

Carreia 360 graus – Célio Antunes

Nos bastidores da Coca-Cola – Neville Isdell com David Beasley

O cérebro consumista – Dr. A.K. Pradeep

As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Marketing na Era Digital – Martha Gabriel

Estratégias de Marketing e Ecommerce – Sandra Turchi

Fazer Acontecer – Julio Ribeiro

Por dentro da mente do consumidor – Philip Graves

Marketing de atitude – Julio Ribeiro

A cabeça de Steve Jobs – Leander Kahney

Estratégia – Max McKeown

O desafio da inovação – Renato Cruz

Entenda propaganda. 100 perguntas e resposta s- Julio Ribeiro, José Eustáquio

Criatividade em propaganda – Roberto Menna Barreto

Gamefication – Flora Alves

Innovatrix – Clemente Nobrega

Problemas Oba – Roberto Shinyashiki

O poder da atitude – Alexandre Slivnik

O estrategista – Cynthia A. Montgomery

A Arte do Planejamento – Jon Steel (esse está bem difícil de achar, mas se você quer trabalhar com planejamento, esse livro é a “bíblia”da nossa área)

Boa leitura para 2016!!!

 

Anúncios

Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
Esse post foi publicado em Marketing Digital. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s