Netflix dando um nó na Fifa???

Nossa aluna Marília Monteiro, da 7a turma da nossa Pós, escreveu um artigo sobre esse nó que a Netflix deu um nós nessas regras da Fifa. Excelente campanha da VML. No artigo que serviu de referência para Marília, contou com a participação da nossa professora de Direito Digital, Flávia Penido.

Vale a pena ler!

Netflix Sagaz

Recentemente, a Netflix lançou um vídeo onde o personagem diz que vai assistir a um filme na copa e todos os outros repetem a palavra sem o menor pudor. Coragem, visto que diante da gigante FIFA, muitas marcas preferem mudar o foco para “não mexer com quem (não está nem um pouco) quieto”.

Obviamente, pegando carona no clima do evento futebolístico mais famoso, aguardado e polemizado (pelo menos no Brasil) do mundo e na mobilidade do seu produto, a Netflix enxergou a façanha que no vídeo as palavras são faladas – pois escrever Copa e copa muda todo o sentido – e mesmo o título sendo Netflix na copa, não perdeu a piada e o ar de “Estou aqui e ninguém me pega”. Uma sacada bacana, batuta, sagaz e bem bolada, como diria nosso amigo João Kleber.

A advogada Flavia Penido, professora de Direito Digital no nosso MBA em Marketing Digital, deu uma entrevista ao site Brainstorm9 afirmando que “A alegação que poderia ser dada é de que existe concorrência desleal por tentativa de desvio de clientela, mas o argumento fica bem enfraquecido porque o vídeo ficou muito bom”.

Veja o vídeo e tire suas conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=NV1jjAmzmko

Para os que ainda não sabem o que pode ou não pode ser colocado em suas peças de design ou publicidade, a FIFA publicou algumas regrinhas e justificou: “Os Parceiros Comerciais da FIFA só investirão na Copa do Mundo da FIFA™ se houver garantia de exclusividade de uso das marcas e de associação comercial com o evento (…)”.

É, colegas. É preciso muita ousadia e criatividade para fazer uma provocaçãozinha dessas e passar ileso por entre as garras da fera… Ou do tatu bola.

Anúncios

Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
Esse post foi publicado em Marketing Digital. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s