O que tem de novo no marketing digital?

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No sábado, 17.05, ocorreu uma aula diferente na disciplina de E-commerce e Cauda Longa, ministrada pelo nosso coordernador e professor, Felipe Morais. Por ser a 5a e última aula, os alunos deveriam apresentar um trabalho de conclusão do módulo, o que na avaliação do professor, foram trabalhos excelentes.

Ao final da aula, Felipe, questionou os alunos sobre o que eles tem visto de novo no marketing digital, uma vez, que em todos os trabalhos foi falado de estratégias de Facebook, Blog, Remarketing, Google, E-mail Marketing… os alunos estavam certos, são ações que precisam ser feitas, mas o que se viu de novo? Nada!! Crítica aos alunos, MUITO PELO CONTRÁRIO, foi um momento de reflexão, pois o que estamos passando agora é um momento onde o marketing continua o mesmo, o que precisa ser mudado é a forma como encaramos um ponto fundamental: As pessoas! No debate feito com os alunos, ficou claro que não adianta pensar na mega super campanha, sem entender quem são as pessoas.

O ponto, mais do que positivo, dos trabalhos, na avaliação do professor, é que todos pensaram MUITO no comportamento das pessoas e mostraram a forma como usaria as estratégias de comunicação para impactar as pessoas. Ponto para esses talentosos alunos!

Na sequencia, a aluna Marília Paro, da agência JotaCom, levantou uma questão – fazendo uma excelente apresentação a classe – sobre uma tendência de e-commerce onde o botão call to action saiu das homes de muitos sites. Marília deixou a pulga atrás da orelha do pessoal e isso levantou diversas questões para um debate na sequencia.

Na 2a parte da aula, após a apresentação dos trabalho, Maya Mattiazzo (Gerente de E-commerce da Planet Girl), Patrick Marquart (Gerente de E-commerce Polishop), Eduardo e Vitor (CRM da JotaCom) e Any Zamaro (Marketing da Precifica), que haviam sido convidados para uma mesa redonda, participaram e enriqueceram ainda mais a discussão. Foi um show!!

Patrick deu a sua opinião dizendo que o call to action na home tende a morrer mesmo, pois ali o consumidor quer saber mais do produto, mas que antes de fazer qualquer mudança, testes A/B são fundamentais. Marcelo, nosso aluno, citou até a tendência do mobile que pode mudar a forma de pesquisa. Mapa de calor no site, pode ajudar muito no estudo ao lado de testes A/B.

Eduardo e Vitor, por exemplo, mostraram o uso do CRM para a Privalia e como transformaram em um case de sucesso a marca no Brasil, onde o segredo era entender o comportamento das pessoas e disparar uma campanha de e-mail para o assunto que a pessoa desejava ver, como por exemplo, um e-mail para a base que pesquisou um determinado produto no site.

Felipe, que moderava a discussão, relembrou do bate papo que tiveram antes dessa mesa redonda reforçando o posicionamento de que o mais importante no marketing digital, e mais ainda no e-commerce, são as pessoas! Any Zamaro falou sobre as melhores práticas do e-mail marketing reforçando que não há receita do bolo e sim testes e mais testes para entender o comportamento. Ela citou um caso pessoal de uma empresa que disparou um e-mail marketing para um cliente, na 6a feira as 22h e a taxa de conversão foi muito alta. Mais uma vez, entendendo o comportamento das pessoas, o que as marcas oferecem, como as coisas acontecem no dia a dia, as ações serão mais efetivas! Marcelo, outro aluno nosso, por exemplo, citou que no Submarino Viagens, onde ele trabalha, 4a feira é um excelente dia de e-mail, já Patrick disse que na 2a feira a Polishop tem bons resultados, mas lembrou que para a moda, a 6a é um dia melhor pois a pessoa quer sair no final de semana e um “look do final de semana” pode vender muito bem.

O segredo ou melhor, o que tem de novo, é saber monitorar e mapear o comportamento das pessoas e oferecem o que querem!! Maya, por exemplo, citou que a sua base de e-mails na Planet Girls, após uma limpeza feita pela sua parceira de disparo de e-mail, reduziu o número em 20% do que era, mas o retorno está o dobro. Any concordou e citou outros cases de limpeza de base e não estressar a ferramenta o quanto eleva a conversão, ou seja, podemos concluir que no marketing digital não é a quantidade e sim a qualidade do seu cliente na sua base.

Vitor e Eduardo deram um show na apresentação, contaram casos, mostram o que fazem no dia a dia da sua empresa, mostraram a importância de monitorar, entender, testar e tentar. As vezes dá certo,  outras vezes não, mas é preciso estar sempre testando e mapeando o cenário, ou seja, finalizou-se a aula com uma tecla que a Marília bateu,acertadamente, muito no final da sua apresentação, algo que falta, na visão dela – e quase que unânime – nas empresas: Planejamento, Monitoramento e Execução.

Então, para responder a questão do título: O que tem de novo no marketing digital?

A resposta é simples: Nada, apenas está na hora das decisões serem mais pautadas no consumidor, porque, como disse Marcelo Sant´ago em um evento da Revista Proxxima: “As estratégias de marketing são as mesmas, o que muda é a forma como trabalhamos com ela” e complementando com o que Felipe sempre diz: “vamos ouvir mais antes de agir, vamos para as ruas, vamos conversar, se relacionar. O que vende é o relacionamento e não apenas o preço”.

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Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
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