O Mobile na rota de investimos em publicidade

O nosso aluno, Ivan Teles, da Turma MD08 da Pós-Graduação em Marketing Digital escreveu um excelente texto sobre o mercado de Mobile Marketing. Vale muito a pena conferir:

 

Você já parou para pensar em tudo o que faz com o seu smartphone? Tira fotos, filma, escuta música, conversa com os amigos pelo Whatsapp, acessa as redes sociais, paga conta, joga, lê livros e, às vezes, você usa para ligar para alguém ou enviar e/ou receber um SMS.

Este aparelho, que provavelmente você deve estar com ele em mãos agora, vem a cada dia ganhando cada vez mais espaço, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC Analyze the Future, mostra que em 2015 a internet que utilizamos no dispositivo móvel será maior que o acesso realizado em PC ou Notebook.  A pesquisa também apontou que teremos 2,7 bilhões de pessoas conectadas na internet em 2015, em que a venda de smartphones e tablets já terá superado (e muito) a venda de PCs e Notebooks.

Segundo dados da Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecas 2011-2016, da Cisco Systems, o tráfego de dados móveis no Brasil deverá aumentar 19 vezes entre 2011 e 2016, com uma taxa anual de 79% de crescimento em 2016.

Agora a pergunta que você tem que responder: Sua empresa está pronta para investir neste mercado?

Uma pesquisa realizada pela Pagtel – empresa de pagamentos móveis que atua no Brasil, o segmento mobile está na lista de investimentos das empresas para 2014, mas é um mercado para ser dominado.

Os investimentos em publicidade mobile devem aumentar US$ 5 bilhões em 2014. Por isso, empreendedores concentram esforços em ad tech para entender o perfil dos consumidores, seus hábitos de consumo de mídia, mensurar o desempenho da campanha, entre outros fatores – para aproveitarem ao máximo  a perspectiva.

Assim, Google, AOL e outras empresas estão investindo US$ 17 milhões na Vungle, empresa de São Francisco especializada em apps de ad tech mobile, que planeja construir um conjunto de ferramentas de monetização para desenvolvedores de apps mobile, inclusive um aplicativo de vídeo mobile para troca de anúncios.

De acordo com a pesquisa, 82% dos entrevistados irão ampliar o investimento no segmento, quase metade das empresas (41%) irá investir mais de R$ 500 mil em projetos nessa área só neste ano.

 

Um breve parâmetro sobre o perfil do usuário de dispositivos móveis no Brasil

O brasileiro passa 84 minutos por dia usando o smartphone, sendo que a cada 8 minutos e 30 segundos checa seu dispositivo e 52% dos usuários acreditam que uma experiência ruim com mobile diminui o engajamento com a marca.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas possuem o hábito de realizar compras via tablets ou smartphones no Brasil. Mais da metade da população brasileira (53,9%) utiliza o smartphone como segundo meio de acesso à internet e 10,7% utiliza como principal meio.

A maioria das buscas móveis acontece em casa ou no trabalho (lugares em que temos acesso mais fácil aos Pcs ou notebook) e as informações mais buscadas são sobre entretenimento e arte (15%), seguido por notícias (12%) e conhecimentos gerais (10%).

 

Vantagens das campanhas mobile

Hipersegmentação: Conseguimos impactá-los de forma assertiva e com resultados, pois temos como saber quem são os consumidores, o que acessam e onde estão.

Agilidade: Em poucas horas, o anunciante está no ar, divulgando seu produto/serviço diretamente com milhares de pessoas.

Personalização: fundamental para ter bons resultados.

Mensuração: é possível medir a efetividade das campanhas de mobile marketing.

Mobile não é caro: o mobile marketing chega a custar 300% menos, e tem taxas de retorno que podem ser 03 vezes maiores que outras mídias.

Por fim o universo móvel esta mudando o comportamento do consumidor e a forma como ele se relaciona com o mundo, marca, produto ou serviço e para as empresas ignorar este cenário é com certeza perder grandes oportunidades. 

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Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
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